Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

Tem filhos de mães diferentes e paga pensão alimentícia? Saiba se você está pagando o valor correto

Você pode estar pagando a mais porque as necessidades dos seus filhos podem ser diferentes e, em razão disso, a pensão alimentícia não vai ser igual para os dois.

há 4 anos

  Você pode estar pagando a mais porque as necessidades dos seus filhos podem ser diferentes e, em razão disso, a pensão alimentícia não vai ser igual para os dois.

  O ordenamento jurídico brasileiro prevê que "os iguais devem ser tratados de maneira igual e os desiguais na medida de sua desigualdades", assim o fato de dois filhos receberem pensão de valores diferentes do mesmo pai não representa violação ou desrespeito ao princípio da igualdade entre os filhos.

  Talvez um filho tenha asma e faz o uso de medicamento contínuo, já o outro filho que é saudável e não tem essa necessidade.

  Não apenas isso, a condição financeira das mães são levadas em consideração também. Não é a toa que, além de se averiguar as necessidades dos filhos e a capacidade do pai, o valor da pensão alimentícia também deve ser proporcional à capacidade contributiva das mães! (trinômio: necessidade, possibilidade e proporcionalidade).

  Dessa forma, a mãe A tem o filho asmático e recebe R$ 1.500, e a mãe B cujo o filho é saudável recebe R$ 3.000. O fato dos dois filhos terem o mesmo pai não justifica valores de pensões iguais, pois como o dever de contribuição são de ambos os genitores, cada mãe vai contribuir proporcionalmente a sua capacidade financeira.

  • Sobre o autorEntusiata do empreendedorismo jurídico
  • Publicações1
  • Seguidores2
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações130
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/tem-filhos-de-maes-diferentes-e-paga-pensao-alimenticia-saiba-se-voce-esta-pagando-o-valor-correto/871244456

Informações relacionadas

Ademarcos Almeida Porto, Advogado
Artigoshá 5 anos

Filhos de relacionamentos distintos, podem receber valores de pensão diferente

Advogado Atualizado
Modeloshá 3 anos

[MODELO] Agravo de Instrumento com Pedido de Tutela Antecipada Recursal

Freelancer Jurídico, Advogado
Modeloshá 2 anos

[Modelo] Réplica à Contestação Redução de Alimentos

Sabrinna Saldanha, Advogado
Modelosano passado

MODELO: Réplica à Contestação em Ação de Alimentos

Tribunal de Justiça de Minas Gerais
Jurisprudênciahá 2 anos

Tribunal de Justiça de Minas Gerais TJ-MG - Agravo de Instrumento-Cv: AI XXXXX-66.2021.8.13.0000 MG

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)